domingo, 7 de novembro de 2010

O que é um kebab?

Ele nasceu na Turquia com o nome de kebab – que, numa tradução livre para o português, seria algo como carne assada no espeto. Popularizou-se no Oriente Médio e nos Bálcãs ganhando versões próprias em cada região. Por aqui, a receita ficou conhecida como um sanduíche, comumente vendido a preços módicos nos centros das cidades. Quem nunca viu aqueles espetos giratórios, apelidados de churrasquinho grego?
Pois, há alguns anos, ele passou a ser preparado com muito mais capricho em casas especializadas. Assim como o temaki, receita japonesa de rua que virou febre no Brasil, o kebab veio para ficar. Há três anos não se encontrava uma kebaberia especializada em São Paulo. Hoje, já temos pelo menos uma dezena delas.
O status de lanche descolado também se deu graças à variedade de recheios. Na Turquia, reina o de cordeiro por causa da abundância e da tradição dessa carne na região. Do lado de cá, vale quase tudo: frango e carne bovina, embutidos e até opções vegetarianas. O pão usado na receita varia entre os do tipo sírio, pita ou yufka.
 Os outros ingredientes podem ser facilmente encontrados em empórios árabes. Há também a opção do kebab recheado com falafel, um bolinho frito feito com pasta de grão de bico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário